Luís Montenegro é o XXIV 1º Ministro do Governo português – Crédito Português

Luís Montenegro é o XXIV 1º Ministro do Governo português

Está oficialmente empossado o novo 1º Ministro e os demais 17 ministros do novo Governo conforme eleições que decorreram em 10 de março de 2024.

10/04/2024

1º Ministro do Governo português tomou posse em Lisboa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conferiu a posse ao XXIV Governo Constitucional, liderado pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro numa cerimónia que decorreu no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. 

Esse novo Governo deu-se após as eleições que ocorreram em 10 de março de 2024, depois da renúncia do António Costa em novembro de 2023.

Além do novo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, tomaram também posse os 17 novos ministros do Governo que estão na lista a seguir.

Lista dos 17 Ministros também empossados para o novo Governo

  1. Paulo Rangel, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros;
  2. Joaquim Miranda Sarmento, Ministro de Estado e das Finanças;
  3. António Leitão Amaro, Ministro da Presidência;
  4. Manuel Castro Almeida, Ministro Adjunto e da Coesão Territorial;
  5. Pedro Duarte, Ministro dos Assuntos Parlamentares;
  6. Nuno Melo, Ministro da Defesa Nacional;
  7. Rita Júdice, Ministra da Justiça;
  8. Margarida Blasco, Ministra da Administração Interna;
  9. Fernando Alexandre, Ministro da Educação, Ciência e Inovação;
  10. Ana Paula Martins, Ministra da Saúde;
  11. Miguel Pinto Luz, Ministro das Infraestruturas e Habitação;
  12. Pedro Reis, Ministro da Economia;
  13. Maria do Rosário Palma Ramalho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social:
  14. Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia;
  15. Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Juventude e Modernização;
  16. José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pesca;
  17. Dalila Rodrigues, Ministra da Cultura.

 Governo agora já está fechado. Todos já tomaram posse

A Cerimónia de posse aconteceu no Palácio da Ajuda, em Lisboa na presença de vários convidados e de toda a imprensa.

 Com a posse dos secretários de Estado, ficou completo o executivo minoritário formado por PSD e CDS-PP na sequência das legislativas antecipadas de 10 de março, que é composto no total por 59 elementos. Deste número, cerca de 40% são mulheres.

Também, Marcelo Rebelo de Sousa, deu posse, aos novos 41 secretários de Estado do XXIV Governo Constitucional.

Secretários homens e mulheres compõem no novo Governo

Dos 41 secretários de Estado empossados, 17 são mulheres e 24 são homens e todos, no momento da posse, foram chamados hierarquicamente, para prestar juramento e assinar o auto de posse.

Os primeiros a tomar posse foram os secretários integrados no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A cerimónia de posse durou por volta de 30 minutos e foi encerrada com a tomada de posse da secretária de Estado da Cultura e cumprimentos que ainda duraram por mais uns 40 minutos.

Quem estava presente a posse do novo Governo 2024

Entre os presentes, vale ressaltar, a presença do presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco e a presença da procuradora-geral da República, Lucília Gago, além de outros titulares de órgãos de soberania.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, também esteve presente na Sala dos Embaixadores, bem como os representantes dos partidos como o secretário-geral do PSD, Hugo Soares, o dirigente do PS João Torres, os líderes parlamentares do Chega, Pedro Pinto, e do CDS-PP, Paulo Núncio, ou a porta-voz do PAN, Inês Sousa Real.

Outras pessoas que estiveram presentes foram a ex-ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Elvira Fortunato, o conselheiro de Estado e antigo candidato a Presidente da República António Sampaio da Nóvoa, além de várias personalidades do PSD e do CDS-PP, partidos que integram o executivo minoritário. Além de personalidades da política, familiares e amigos e a imprensa em geral, todos estavam presentes.

Governo liderado por Luís Montenegro tem 59 membros

O novo Governo português, agora liderado por Luís Montenegro está fechado em 59 membros. Em relação ao número de mulheres, Luís Montenegro já tinha escolhido 7 ministras, que agora se juntam as 17 secretárias de Estado.

Este número corresponde ao mesmo número de elementos do primeiro executivo de António Costa, antecessor de Luís Montenegro.

Luís Montenegro não terá nenhum secretário de Estado na sua direta dependência, ao contrário do ex-chefe de Governo, António Costa, que no final do XXIII Governo constitucional tinha quatro.

Veja mais opções

Atenção: O Crédito Português não faz avaliações de crédito e nem realiza empréstimos. O intuito do site é divulgar os produtos e serviços oferecidos pelas instituições financeiras, bem como dar dicas mediante fontes oficiais, com reportagem que informem sobre a economia do país.

>