Os anos que deveriam ser esquecidos, pandemia, guerra, só problemas
Se já não bastasse os dois anos de pandemia que mexeu na economia de todos os países, deixando os anos de 2020 e 2021 para não serem lembrados, 2022, infelizmente parece mais um ano a ser esquecido, já que a sonhada retomada e a normalização tanto social quanto econômica, na Europa, não tem sido a esperada.
Mais uma vez, o mundo, em especial a Europa, se depara com um baita problemão, a Guerra na Ucrânia. Para a Ucrânia, infelizmente além do devastador rombo econômico e financeiro, vidas estão sendo ceifadas e a destruição do país está sendo assustadora e muito preocupante, porém, em proporção menor, é claro, não só a Ucrânia vem sofrendo com esta guerra, a Europa inteira, aliás, o mundo todo!
Além dos impactos imediatos, como vidas perdidas, com os refugiados ucranianos, com as sanções à Rússia, outras questões e problemas deverão ainda perdurar por um bom tempo, entre eles, mais prejuízos econômicos, infelizmente.
Conteúdo Recomendado
CRÉDITO SEM JUROS ➝ |
CRÉDITO FLEXÍVEL ➝ |
CATÃO INTERNACIONAL ➝ |
3D SECURE ➝ |
O impacto negativo da guerra nos preços dos combustíveis na Europa
A Rússia, uma das principais produtoras de petróleo, a nível mundial, tem sido alvo de duras sanções internacionais e, em contrapartida disso, todos nós estamos sofrendo com esse vai e vem dos preços nos combustíveis, que tem tirado o sono e o humor de toda a gente.
Segundo o Idealista News, os países europeus que mais tem sofrido com este aumento constante nos combustíveis são os noruegueses. Eles estão no topo da lista, seguido pelos finlandeses e os dinamarqueses.
Portugal, tem o preço da gasolina bem caro também, mas no ranking ocupa o 11º lugar entre os 43 países. Na Rússia e na Bielorússia, são os que apresentam os preços mais baixos da gasolina na Europa.
O vai e vem dos preços dos combustíveis em Portugal
Que os combustíveis tem vivido desde então numa verdadeira gangorra, num vai e vem, isto não é mais novidade, infelizmente. Mas, de acordo com a matéria publicada no eco.sapo.pt, este último aumento, em vigor desde 10 de outubro, vem ser a subida mais significativa em 17 semanas.
Estes novos valores trazem um aumento apavorante, pois agora quem abastece seu veículo vai pagar 1,867 euros por litro de gasóleo simples e 1,771 euros por litro de gasolina simples 95. E, para o diesel o aumento é de 11,5 cêntimos e a gasolina 7.
A culpa da escalada de preços desta vez vem da aliança dos produtores de petróleo, OPEP+, liderada pela Arábia Saudita e Rússia, que decidiram reduzir a produção em 2 milhões de barris por dia, gerando assim um corte enorme desde a pandemia.
Em Portugal, os preços diferem em algumas regiões, compare!
Embora com pouca diferença, os preços médios de gasolinas 95 e gasóleos simples têm tido valores distintos em algumas regiões do país.
Em alta, pode-se perceber preços nos distritos de Bragança, Beja, Faro e Lisboa. Já em Braga e Aveiro, são os distritos onde os combustíveis, gasolina e gasóleo, estão mais baratos. Esta estatística corresponde a região de Portugal Continental.
Já nos Açores e na Madeira pode-se notar um regime de preços máximos de venda ao público da gasolina sem chumbo IO95 e do gasóleo rodoviário.
Atenção: O Crédito Português não faz avaliações de crédito e nem realiza empréstimos. O intuito do site é só divulgar os produtos e serviços oferecidos pelas instituições financeiras.