Algumas profissões interessantes em ascensão em Portugal

Com a crise, desemprego e inflação, nem tudo está perdido, há luz no fundo do túnel e segundo pesquisas realizadas, algumas profissões estão em ascensão em Portugal.

24/01/2024

Ainda é possível ganhar dinheiro e sobreviver a crise?

Desde a época devastadora do Covid, seguida por 2 guerras que ainda não terminaram, manter o seu próprio negócio ou o seu emprego tem sido um ato de coragem, sorte, perspicácia, inteligência e muita luta.

Com custo de vida cada vez mais elevado, não há como negar que buscar alternativas para ganhar dinheiro em Portugal ou em qualquer lugar do planeta, tem sido um golpe de sorte.

Segundo dados fornecidos pela Forbes, até os bilionários do planeta ficaram quase €2 bilhões mais pobres em 2022. Se os ricos perderam dinheiro, o que falar daqueles que tem o dinheirinho contato todo o mês?

Face as crises em todo o mundo, novas profissões estão surgindo

Tendência mundial, inventar coisas novas para sair da crise tem sido a solução para muitos portugueses que estão conseguindo dar a volta por cima e sobreviver a esses tempos difíceis.

A Tecnologia da Informação tem sido a campeã de novas ideias. Segundo a Eco- Sapo, a Portugal Ventures aumentou o seu investimento em sete startups em mais de 700 mil euros, através da CallINNOVID, uma iniciativa desenvolvida em colaboração com a Agência Nacional de Inovação (ANI).

Algumas dessas startups trabalham com sustentabilidade, monitorizando diariamente a poluição na água, terra e ar, enquanto outras pretendem revolucionar a forma como cuidar das plantas em casas, através de uma linha de produto baseados em princípios da economia circular, utilizando coprodutos de bioindústrias e materiais reutilizáveis.

Portanto, se gostas de inventar e inovar, a hora é essa, podes ficar rico!

Esse mundo das startups tem sido o mundo que, se tem uma ideia boa, ficas rico, portanto se estás dentro desta área, não percas tempo, pense, crie e invente, uma hora vais criar uma starup que vai te deixar rico.

É uma área de muito estudo, mas também de muita sorte e caso tenha experiência ou, sobretudo, interesse na área, pode se animar, as vagas como programadores, cientistas de dados, gerente de projetos e outros da área de tecnologia, estão em alta.

 E, encontrar uma boa oportunidade de trabalho em T.I vai te ajudar a ganhar dinheiro em Portugal.

Outra área que não te deixa rico, mas te ajuda no orçamento

Na época da pandemia, tivemos que ficar trancados em casa, por obrigações e muitos sentiram a solidão de perto. Nesta época aqueles amiguinhos, chamados anjinhos de 4 patas aumentaram imenso nos lares dos mais solitários que presos em casa, trabalhavam em homeoffice e tinham o seu amiguinho para dar e ganhar carinho.

Depois da pandemia, várias empresas excluíram o homeoffice dos seus quadros e os pequenos amiguinhos passaram a ficar em casa à espera de seus tutores para passear.

Neste meio tempo, surgiu a Pet Sitter, ou seja, “passear com cachorros”, que começou tímido e agora pode ser encontrado em diversas Apps.

Para quem ama animais, está aí uma boa dica de renda extra

Para ingressar na profissão, é possível cadastrar-se em aplicações específicas, como Zoowish, ou optar por oferecer os seus serviços de forma independente.

Na Zoowish, o seu amiguinho encontra diversos serviços, desde estadia familiar, pet sitting, dog walking, creche canina além de muitos outros serviços.

E a Zoowish é apenas uma das empresas criadas para este meio “pet”. A procura passou a ser tão grande que várias outras empresas surgiram e trabalhadores independentes também estão a oferecer os seus serviços.

Além disso, os tradicionais serviços de babás continuam em alta

As babás, profissão bem antiga também pode ser encontrada em Apps, seja por indicação, empresas especializadas ou pelas Apps, tem sempre uma mãe precisando dos serviços de uma boa babá.

Segundo uma pesquisa feita pelo Dr. Poupança, o valor médio recebido como babá é de aproximadamente 6€ por hora, sendo um valor atrativo para quem deseja ter uma renda extra, seja no fim de semana ou em horário pós-laboral.

Mas também, tem mais dicas, como o setor da Construção Civil

Apesar da inflação, a construção civil continua em alta e hoje ainda é um dos setores que mais cresce no país.

Em todas as ruas que passamos vemos uma obra, um prédio comercial ou residencial sendo erguido e a procura de profissionais nessa área nunca deixou de ser uma boa pedida.

Portanto, se estás à procura de trabalho ou então de um extra, está aí mais uma dica para melhorar o seu orçamento em mais um ano difícil que vem por aí. Esperamos que depois das novas eleições em 10 de março a situação financeira de Portugal abrande e que as guerras acabem logo.

Veja mais opções

Atenção: O Crédito Português não faz avaliações de crédito e nem realiza empréstimos. O intuito do site é divulgar os produtos e serviços oferecidos pelas instituições financeiras, bem como dar dicas mediante fontes oficiais, com reportagem que informem sobre a economia do país.

>