Infelizmente entrei na Lista Negra. E agora, como sair?
Segundo o site de consultas “Saldo Positivo”, entrar na Lista Negra significa por incumprimento, ou seja, por falta de pagamento, entrar negativamente na Central de Responsabilidades de Crédito, a CRC.
A CRC, é a base de dados do Banco de Portugal, BdP, que reúne todas as informações de crédito do consumidor, independentemente de estarem regulares ou em incumprimentos.
Portanto, ao deixar de pagar alguma prestação de um crédito, seu nome, infelizmente vai para a “Lista Negra” do Banco de Portugal”.
Uma vez na Lista Negra, o que que acarreta ao consumidor?
As instituições bancárias ao conceder um crédito, analisam detalhadamente a taxa de risco de concessão de crédito do cliente, isto significa, verificar se há algum incumprimento e, se houver incumprimento, fica registado na CRC.
E, no Banco de Portugal, BdP, fica registado também, na base de dados, os nomes de todos os cidadãos e empresas com todo o histórico financeiro, seja por adimplementos ou inadimplementos.
Portanto, não tem como escapar, quando o cliente falha algum pagamento, cai em incumprimento e vai para estes bancos de dados que é conhecido como Lista Negra do Banco de Portugal.
CRC no BdP, o espelho de sua vida financeira, não tem como escapar
Qualquer movimento financeiro teu fica registado no Banco de Portugal e CRC e, se necessário for, entidades financeiras de crédito podem obter informações tuas e medir a taxa de risco para aprovar ou não um crédito novo para si.
E este caminho vale para tudo, tanto seu cadastro negativado como o seu cadastro positivado é registado nestas entidades. Desde os empréstimos contraídos, plafonds de cartão de crédito, tudo, tudo, fica registado e analisado se está sendo bem pago ou não. Até as sentenças judiciais do âmbito civil constam no CRC.
Portanto, tente não entrar nesta “Lista Negra”, entretanto, como não entramos porque queremos e sim porque algum imprevisto nos levou, veja a seguir o que pode ser feito para, eventualmente, mudarmos de lado, do negativo para o positivo.
Veja como sair do lado Negativo da lista e ir para o Positivo
É possível sair da lista se regularizar os montantes em dívida ou se negociar o crédito. Uma vez regularizada ou negociada, seu nome sai da Lista Negra.
Por exemplo, se durante um mês deixar de pagar alguma prestação, o incumprimento irá aparecer registado na “fotografia da sua vida financeira”, porém se no mês seguinte, pagar a prestação devida, o incumprimento desaparece da lista.
Mas infelizmente, apesar de sair da lista periódica, aquele incumprimento mesmo regularizado, não desaparece da CRC tão cedo. Pelo período médio de 10 anos, o BdP fica obrigado a guardar esses dados.
E como saber como anda o seu mapa de responsabilidades de crédito?
Não só os bancos tem acesso a Lista Negra na CRC, no BdP, o próprio cliente pode consultar suas informações relativa aos créditos que foram comunicados à CRC em seu nome.
Basta aceder à página do BdP, em https://www.bportugal.pt/area-cidadao/formulario/227 e solicitar o seu mapa de responsabilidades de crédito.
Veja a seguir o passo a passo para consultar o seu mapa de responsabilidade de crédito.
Veja como aceder o seu mapa e saber como anda sua vida financeira
Após entrar no site descrito acima, leia e aceite as condições e clique em “obter mapa”.
Uma página em PDF aparece anexo em seu ecrã e lá constará todos os seus passos financeiros.
Sua vida em PDF. Estes são os dados que as entidades financeiras consultam para analisar a taxa de risco quando pedes um empréstimo, cartão, etc.
Veja Também
Atenção: O Crédito Português não faz avaliações de crédito e nem realiza empréstimos. O intuito do site é só divulgar os empréstimos oferecidos pelas instituições financeiras.