Mas o que é Crédito Pessoal e quais suas funções?
De repente precisamos de um dinheiro extra para cobrir alguma emergência ou realizar algum sonho. Aí pensamos… E agora? Como conseguir dinheiro? Entre as várias opções que os bancos e instituições financeiras de crédito nos disponibilizam, o Crédito Pessoal é uma boa opção.
Mas o que é Crédito Pessoal? O Crédito Pessoal é um tipo de empréstimo que um banco ou uma instituição financeira de crédito concede aos seus clientes com taxas diferenciadas e valores distintos, normalmente com rápida aprovação.
O Crédito Pessoal pode ser solicitado para diversos fins, seja para bens ou serviços, o valor creditado pode servir para uma formação nova ou conclusão de uma formação em andamento; para investimentos em bens móveis; obras em casa ou aquisição de novos móveis ou eletrodomésticos; merecidas férias, enfim… o cliente sonha e a instituição financeira realiza.
Crédito Pessoal: compromisso de emprestar e compromisso em pagar
Por ser o Crédito Pessoal um contrato de crédito celebrado entre 2 partes e com montante, prazo e modalidade de reembolso definidos à partida, existem dois compromissos distintos… Um compromisso “de emprestar” e o outro “em pagar”.
O Compromisso do banco ou da instituição financeira de crédito é disponibilizar o crédito, já o compromisso de quem solicita o dinheiro, é pagar as prestações acordadas.
Portanto, atenção especial aos prazos e a modalidade de reembolso quando solicitar um Crédito Pessoal. Leia sempre atentamente o contrato celebrado para estar ciente de todos os seus compromissos perante a instituição financeira que lhe concedeu o crédito.
Crédito Pessoal: seu companheiro por alguns anos
Os montantes máximos disponibilizados costumam variar dependendo da instituição, mas na maioria dos contratos firmados, os bancos financiam até 75 mil euros e as instituições financeiras de crédito, até 50 mil euros.
Ao ter seu contrato aprovado, as prestações são fixas e normalmente tem prazos que variam de 6 meses 84 meses, portanto, um bom período de cumplicidade entre as partes.
Entretanto, se desejar antecipar o pagamento de algumas prestações ou quitar o contrato na totalidade do montante devido, informe-se quais procedimentos tomar na instituição financeira onde a celebração do contrato foi realizada.
Documentação necessária para aquisição de Crédito Pessoal
Após decidir qual instituição financeira será a sua escolhida, se for um banco e se já for cliente, a solicitação e os documentos poderão ser entregues on-line ou no balcão do seu banco, seguindo as instruções do site ou do operador. Entretanto se a escolha for outra, deverá seguir as instruções que lhe serão orientadas.
A documentação, além dos comprovativos pessoais, pode ser solicitada também documentos que identifiquem à sua capacidade financeira e às suas responsabilidades de crédito.
Após esta análise, a instituição financeira aprova ou não. Se aprovado a instituição financeira disponibiliza em poucas horas o crédito.
Pré-requisitos para solicitar um Crédito Pessoal?
Para este tipo de empréstimo, os requisitos podem variar de acordo com o banco ou instituição de crédito, mas normalmente são exigidos apenas ter mais que 18 anos de idade e ser residente em Portugal.
Entretanto, algumas instituições exigem ainda comprovativos de rendimento e documentos que comprovem a morada do cliente.
E, em alguns casos, pode ser também exigido o historial de crédito, que consta no Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal.
Garantias oferecidas dos Créditos Pessoais aprovados
Normalmente para Crédito Pessoal, as instituições financeiras, não pedem garantias adicionais para a aprovação do crédito.
Como o crédito pessoal funciona em prestações mensais, o único compromisso do contratado, é a liquidação mensal das prestações até findar o contrato.
Portanto… à procura de um dinheiro extra? O Crédito Pessoal pode ser solução que procuras.
Veja também…