Acompanhe o passo a passo para financiar o seu imóvel em Portugal

Simule e faça já o seu Crédito habitação para Estrangeiros Não Residentes do novobanco e concretize o sonho de comprar um imóvel em terras lusitanas.
As soluções oferecidas pelo novobanco são muitas, temos certeza que vai encontrar a que se adapta melhor a si. Simule, grave e submeta quando quiser.
Este é o primeiro passo, a simulação! Assim que é feita a simulação, o novobanco já envia uma pré-análise. Aí, chegou a hora de “cruzar os dedos”. Acompanhe online o estado do processo. Caso seja aprovado, apenas terá de se deslocar ao balcão para a concluir a escritura.
Conteúdo Recomendado
SEGURANÇA ➝ |
CRÉDITO IMEDIATO ➝ |
PONTOS E MILHAS ➝ |
FRACIONAMENTO ➝ |
Entenda neste período de inflação alta em Portugal as diferentes taxas aplicadas
Para quem procura um empréstimo para a sua habitação, muitas dúvidas surgem, sendo a mais comum a seguinte: “Qual a melhor opção de crédito habitação, taxa fixa ou variável?”
Existem várias alternativas, para além da tradicional escolha entre taxa fixa e taxa variável. Além destas, é possível optar por uma taxa mista ou por uma prestação fixa reduzida, exclusiva no novobanco e, atualmente mais vantajosa do que a taxa fixa.
Entretanto, para compreender e saber, principalmente agora com as altas taxas de juros, é fundamental compreender o que é a taxa EURIBOR e como esta afeta o valor da prestação do seu empréstimo para a habitação.
Taxa EURIBOR, o grande vilão que tem tirado o sono dos portugueses
A taxa EURIBOR (European Inter Bank Offer Rate) é a taxa de referência para os empréstimos entre os bancos na zona euro e serve como índice para o cálculo das prestações dos créditos.
Assim, a taxa do seu crédito habitação é calculada da seguinte forma: EURIBOR + SPREAD = TAXA DE JURO.
Antes da pandemia x guerra na Ucrânia e agora essa Guerra em Israel, a Taxa Euribor era negativa, mas infelizmente, com estes percalços vem aumentando e tirando o sono e as casas dos portugueses, portanto, escolher a taxa de juros para o seu crédito atual tem de ter o dobro de cautela.
Taxa de juro fixa: o que significa nos empréstimos habitacionais
Nos empréstimos de crédito habitação com taxa fixa, a taxa de juro permanece constante durante o prazo acordado. Isso proporciona previsibilidade, com prestações mensais consistentes, independentemente das flutuações das taxas de mercado, como a Euribor. Embora as prestações de taxa fixa sejam geralmente mais altas, oferecem segurança, mas é importante considerar que, se a Euribor descer, a prestação não diminuirá.
A instituição de crédito baseia a taxa fixa na taxa de swap do mercado interbancário para o mesmo prazo. Por exemplo, se você escolher uma taxa fixa de cinco anos, a instituição considerará a taxa de juro fixa que ela própria pagaria para obter fundos para emprestar durante esse período.
A principal vantagem da taxa fixa é a estabilidade e segurança, proporcionando prestações constantes ao longo do empréstimo ou prazo escolhido, independentemente das mudanças de mercado. Isso garante que você sempre saiba o que esperar.
Taxa de juro variável: o que significa nos empréstimos habitacionais
Nos créditos habitacionais com taxa de juro variável, a taxa de juro é composta pela Euribor, que é revista periodicamente (normalmente anualmente), e o spread.
A Euribor é calculada com base na média do mês anterior, podendo aumentar ou diminuir, o que afeta o valor da prestação. A determinação do spread considera o risco de crédito do cliente e o rácio LTV (loan-to-value), relacionando o montante do empréstimo com o valor do imóvel hipotecado.
Além disso, algumas instituições oferecem reduções de spread ou encargos adicionais para clientes que adquirem produtos financeiros adicionais. A vantagem da taxa variável é uma prestação inicial mais baixa em comparação com a taxa fixa, embora saiba que a prestação pode variar ao longo do prazo, de acordo com a Euribor escolhida.
Taxa de juro mista: o que significa nos empréstimos habitacionais
A opção de taxa mista oferece a oportunidade de iniciar o empréstimo com uma taxa fixa (por exemplo, 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 25 ou 30 anos), garantindo um pagamento constante da prestação.
Após esse período, o empréstimo passa a estar associado a uma taxa variável, sujeita a revisões ao longo do prazo restante, refletindo as condições de mercado.
A vantagem da taxa mista reside na capacidade de gerir o orçamento de forma mais estável nos primeiros anos, com prestações previsíveis, e posteriormente, beneficiar das oportunidades oferecidas pela taxa variável.
Documentos para o Crédito Habitação para Estrangeiros Não Residentes
Inicialmente os documentos pedidos, são: Fotocópia do B.I. e do NIF E o do Cidadão dos Titulares e dos Avalistas ou Fiadores, caso existam.
Última Declaração de IRS ou Nota de Liquidação, e dos Avalistas ou Fiadores.
Ficha de Informação Normalizada (FINE) e demais documentos informados pelo banco após a comunicação da aprovação do crédito, assinada pelo Banco e pelo Titular.
Atenção: O Crédito Português não faz avaliações de crédito e nem realiza empréstimos. O intuito do site é divulgar os produtos e serviços oferecidos pelas instituições financeiras, bem como dar dicas mediante fontes oficiais, com reportagem que informem sobre a economia do país.